https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho

quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Vereadora Keke, presidente da Câmara de BD, destaca que haverá mais diálogo do Legislativo com Executivo para resolver problemas do munícipio




Vereadora Keke, presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho 


 O Jornal Fique Sabendo entrevistou nessa semana a Vereadora Keke, que foi eleita presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho para o ano de 2021. A nova chefe do Legislativo destacou que haverá mais diálogo com o Executivo


Fique Sabendo: Como se sente ao ser presidente da Câmara Municipal de Bom Despacho  pela primeira vez?

Keke: Me sinto feliz, a Presidência é o reconhecimento do trabalho que desenvolvi em minha vida pública.

Fique Sabendo: Como será a relação do Legislativo x Executivo neste primeiro ano de Legislatura?

Keke: Vamos trabalhar unidos com o Executivo no que for melhor para a população, e sempre com a autonomia que o Poder Legislativo tem.

Fique Sabendo:Quais serão os projetos prioritários para este ano de 2021?

Keke: Como empossei Presidente recentemente, junto com os demais vereadores vamos decidir

Fique Sabendo: Como será a nomeação das comissões permanentes?

Keke: Estou conversando com os demais vereadores e início das atividades legislativas vamos decidir.

Fique Sabendo: Haverá alguma alteração ou modificação no funcionamento interno da Casa?

Keke: Sim em alguns setores.

Fique Sabendo: Considerações finais

Keke: Agradeço primeiramente a Deus, minha família, amigos e aos eleitores que confiaram novamente em mim. Prometo honrar com dignidade, humildade e honestidade como sempre fiz.

Vereador Professor Éder Tipura protocola Projeto de Lei da criação do Sistema Municipal de Cultura de Bom Despacho / MG




Sistema, previsto no Projeto de Lei  03/2021, foi protocolado na Secretaria da Câmara Municipal de Bom Despacho-MG.


O Vereador Professor Éder Tipura protocolou,no dia 13/01/2021, às 12h 49min, o projeto de lei que institui a criação do Sistema Municipal de Cultura. De acordo com o Vereador Professor Éder Tipura, autor do projeto, a medida tem o objetivo de facilitar a implementação e administração de políticas públicas culturais na Cidade de Bom Despacho-MG.

Segundo o Vereador Professor Éder Tipura, o Projeto de Lei  03/2021 será apresentado na primeira Reunião Ordinária, 01/02/2021, às 18h, na Câmara Municipal de Bom Despacho-MG. De modo que seguirá para as comissões do Poder Legislativo, posteriormente, entrará na pauta das sessões da Câmara Municipal, de forma que sendo aprovado na Casa Legislativa, o projeto segue para sanção da Prefeitura de Bom Despacho-MG. Com a implementação do sistema, os membros do Conselho Municipal de Política Cultura deverão ser escolhidos democraticamente pela sociedade.

De acordo com o Projeto de Lei do Sistema Municipal de Cultura de Bom Despacho/MG, o Conselho será composto por 32 integrantes, dos quais 16 são membros do Poder Público e, os outros 16, representantes da sociedade civil. Dentre os integrantes, o Conselho envolve as Secretarias de Cultura e Turismo, Educação, Desenvolvimento Urbano, Saúde,Esportes e Lazer, Meio Ambiente e da Fazenda.

O Projeto de Lei determina, ainda, que após a instauração do Conselho, seja elaborado o Plano Municipal de Cultura, entre outras ações.

A partir do plano, haverá a instauração do Fundo Municipal de Cultura, que contará com recursos destinados pela Lei Orçamentária Anual de Bom Despacho/MG, dentre outras fontes de receita. Com o fundo, moradores e empresas poderão solicitar recursos para a realização de projetos culturais em Bom Despacho/MG.

Caso o projeto de lei seja sancionado pela prefeitura, torna-se Lei Municipal e entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município de Bom Despacho / MG.


Ass. Comunicação do Vereador Eder Tipura 

Polícia Militar apreende veículo em Bom Despacho




Durante a apreensão, polícias também encontraram uma bucha de maconha dentro do automóvel 


No dia 13 de Janeiro, a Polícia Militar abordou um homem que estava conduzindo uma motoneta na Avenida das Palmeiras. Ele possuía carteira diferente e o veículo não estava devidamente emplacado.

Segundo informações repassadas pela PM, durante a abordagem foi encontrada debaixo do banco da moto um cigarro de maconha.

Diante do flagrante, o suspeito foi levado preso e conduzido à delegacia de Polícia Civil. A moto foi removida para o pátio credenciado do Detran em Bom Despacho.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Quadro Atualizado do Coronavirus de Bom Despacho


 

Acidente deixa uma pessoa ferida na BR 262 na Ponte sobre Rio Lambari



Na manhã desta quarta-feira , 12, um acidente que envolveu uma carro e mais duas camionetes deixou uma pessoa ferida na BR 262, em cima da Ponte sobre o Rio Lambari. A vítima foi levada para a UPA de Bom Despacho.


Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, funcionários da Concessionária Triunfo fizeram os primeiros atendimentos. De acordo com os militares, a vítima é uma mulher que conduzia o automóvel Logan e estava de pernas presas entre o banco e painel do carro, porém consciente e com ferimento na face.


Conforme os Bombeiros, foi preciso utilizar uma prancha longa, sendo para vítima ser imobilizada e retirada do veículo, e posteriormente conduzida a UPA de Bom Despacho. Os condutores dos demais  veículos envolvidos no acidente nada sofreram.


Um.dos condutores relatou aos bombeiros, que a condutora do automóvel Logan perdeu o controle da direção do carro, invadiu a contramão da pista e se  chocou de frente com uma camionete HILUX SW4, e depois com na lateral de uma camionete Ford Ranger. O trânsito ficou parado na pista  por cerca de 1h30 minutos, o que causou um congestionamento de 5 km.

Vereadores fazem convite a Secretaria da Fazenda Muncipal para discutir correção do IPTU 2021

Convite a Secretária Municipal de Fazenda 

Na última semana um grupo composto por 06 vereadores enviaram a Prefeitura de Bom Despacho  um ofício de convite à  Secretaria Municipal de Fazenda para discutir o decreto que dispõe sobre a Correção do IPTU de 2021. Os vereadores são Eder Tipura, Pastor Alex, Keke, Sildete, Samara e Vinicius Pedro.

Segundo o vereador Vincius Pedro, o convite é  para haver uma melhor discussão de ideias , já que os vereadores não estão satisfeitos da referida correção, tendo em vista a crise instalada pela Pandemia do Covid-19.  "Não satisfeitos com o decreto que dispõe sobre correção do IPTU, convidamos a secretária da fazenda para ouvirmos e entendermos o porquê da correção, levando-se em consideração o ano atípico por nós vivido devido a pandemia", destacou em conversa com o Jornal Fique Sabendo.

O encontro dos vereadores com a Secretária Municipal da Fazenda de Bom Despacho deverá ocorrer no próximo dia 14 de Janeiro às  17h30 na sala de comissões  da Câmara Municipal de Bom Despacho.

terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Polícia Militar apreende menor com bucha de maconha

 



Na última segunda-feira,  11, a Polícia Militar durante seu trabalho de monitoramento e patrulhamento avistou um menor que estava com atitudes suspeitas na Rua Bela Vista de Minas em Bom Despacho.


Segundo a Polícia, ao notar que seria abordado pelos policiais, o menor tentou fugir mais foi contido pelos militare. E durante busca pessoal, foi encontrada junto com ele uma bucha de maconha.


Diante do flagrante , o menor foi levado apreendido junto com o material para a Delegaciade Polícia Civil de Bom Despacho.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Prefeitura de BD confirma mais 02 Óbitos de Covid 19

  



Nesta segunda-feira, dia 11 de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Bom Despacho confirmou mais 02 Óbitos de Covid-19 para o município. A informação foi divulgada hoje  pelas suas redes sociais.

Com esta informação, Bom Despacho chega a 26 mortes de Covid-19, sendo que as últimas 06 ocorreram em um prazo com menos de 30 dias. 

No total, o município tem 3745 notificações, sendo 1519  casos confirmados, com 1404 casos  recuperados,  1431casos  suspeitos e 795 casos  descartados. Os números representam o quadro geral do Coronavirus na Cidade.

Prefeitura de BD aguardar período chuvoso para fazer Operação Tapa Buracos

 

Rua no Bairro Monte Castelo/ foto Facebook 


Nos últimos dias Bom Despacho tem convivido com fortes temporais. O grande volume de queda de água tem provocado alguns estragos pela cidade e um dos principais alvos são as ruas que na maioria das vezes tem inúmeros buracos.

Por causa disso, alguns moradores publicam fotos nas redes sociais para cobrar uma solução para o problema, já que alguns prejuízos acontecem. No Bairro Monte Castelo, por exemplo, um cidadão questionou quando a Prefeitura irá tapar os buracos.

 "Abri um chamado na ouvidoria da prefeitura há quase um mês, recebi como resposta que seria executado o reparo em “momento oportuno”. Se um veículo estraga por causa desse buraco provavelmente o reparo ficará mais caro que tapar este buraco. Talvez seja uma nova obra da prefeitura que não estamos sabendo: Lagoa do Monte Castelo, pois era um buraco mínimo e a cada chuva aumenta um pouco. Por enquanto da pra passar fazendo zigue zague", reclamou Bruno Alexandre no grupo Reclame Aqui.


De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bom Despacho, a Operação Tapa Buracos já está em fase de planejamento e os trabalhos de reparo das ruas irá acontecer quando passar este período chuvoso, já que qualquer asfalto que coloque pode ser danificado pelas chuvas.

AUXÍLIO EMERGENCIAL: 3,5 MILHÕES DE BENEFICIÁRIOS DOS CICLOS 5 E 6 PODEM SACAR ATÉ R$ 2,4 BI A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA (11/01)


Ainda é possível movimentar o saldo pelo Aplicativo CAIXA Tem

 

A partir desta segunda-feira (11/01), cerca de 3,5 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial e do Auxílio Emergencial Extensão nascidos em maio podem sacar ou transferir os recursos da Poupança Social Digital. Foram creditados R$ 2,4 bilhões para esses públicos nos ciclos 5 e 6 de pagamentos do Auxílio Emergencial.

Desse total, R$ 2,2 bilhões são referentes às parcelas do Auxílio Emergencial Extensão e o restante, R$ 200 milhões, às parcelas do Auxílio Emergencial.


Como realizar o saque em espécie:

É preciso fazer o login no App CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”. Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado nos caixas eletrônicos da CAIXA, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.

 

Atendimento:

Os saques em dinheiro podem ser feitos nas lotéricas, correspondentes CAIXA AQUI ou nas agências.

 

Continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços. Também está disponível no aplicativo CAIXA Tem a funcionalidade de pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco.

 

Saiba mais: Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no CAIXA Tem:

http://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx.


Assessoria Regional de Imprensa da CAIXA

domingo, 10 de janeiro de 2021

Serviço dos Correios permite a guarda e retirada de documentos






É comum a perda de documentos pessoais nesse período de férias. Para ajudar o cidadão a encontrá-los, os Correios oferecem o serviço Achados e Perdidos, no qual os pertences perdidos e/ou extraviados podem ser recuperados.

O serviço, criado há mais de 30 anos, tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em função da pandemia, em 2020 os Correios receberam em suas agências mais de 90 mil documentos perdidos - em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil.

Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências. Uma vez recebidos, eles são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante o prazo de 60 dias corridos, contados a partir a da data de recebimento do documento na unidade. Após o término do prazo, os documentos são devolvidos aos órgãos emissores. No site dos Correios (www.correios.com.br), é possível verificar se o documento perdido foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada.

Para recuperar o documento perdido, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar a tarifa de R$ 5,95. Pertences sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais, devidamente reconhecidos. Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.




Assessoria de Imprensa