https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Romeu Zema visita Santo Antônio do Monte e dialoga com o setor de fogos de artifícios

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Romeu Zema visita Santo Antônio do Monte e dialoga com o setor de fogos de artifícios

Governador Romeu Zema em Santo Antônio do Monte 


O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO) visitou Santo Antônio do Monte, nesta quinta-feira, 04 de abril, onde dialogou com representantes da Associação Máster dos Empresários em Pirotecnia (AME) e Sindicato das Indústrias de Explosivos no Estado de Minas Gerais – Sindiemg e conheceu mais sobre o setor pirotécnico. Santo Antônio do Monte, é a cidade polo do Arranjo Produtivo Local (APL) da indústria brasileira de fogos de artifício que engloba também Lagoa da Prata, Japaraíba, Pedra do Indaiá e Moema. Esse polo produtivo responde por mais de 90% da produção nacional de fogos de artifício segundo dados da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG.

O governador foi recebido pela diretoria da Associação e do Sindicato, além do prefeito Leonardo Lacerda Camilo (Leo Camilo), o vice-prefeito, Tiago Luís da Costa (Tiago Tumbum), deputados, vereadores e lideranças locais. Foi entregue ao governador, um documento copilado de informações do setor, na expectativa de que Zema possa contribuir para um processo de regulamentação justo que respeite todos os indivíduos, mas que também preserve a indústria nacional de 150 anos que gera emprego a mais de cinco mil pessoas, com dados muito maiores indiretamente.

O presidente da AME e Sindiemg, Magnaldo Geraldo Filho, explica que as representações tem buscado maior segurança jurídica em âmbitos municipal e estadual que, quase sempre, não se aprofundam sobre as nuances do setor pirotécnico e acabam por originar leis que desnecessariamente inviabilizam a atividade. “A maioria das proposições legislativas com o objetivo de inibir os ruídos originados pelos fogos de artifício usa termos genéricos e inapropriados, por desconhecimento, que terminam por alcançar a totalidade dos produtos, proibindo o que não precisa ser impedido. A indústria hoje está comprometida com um processo de melhoria e desenvolvimento, para o qual a segurança jurídica é indispensável. Não temos interesse algum em evitar a regulamentação no setor. O que desejamos fortemente é a regulamentação que nos dê segurança jurídica para trabalhar, baseada nas particularidades e diferentes tipos de estampidos e fogos que o polo produz”, revelou o presidente.

O governador conheceu os projetos de pesquisa e melhoramento desenvolvidos no município a fim de explorar a fundo esse setor que é o segundo exportador do mundo, atrás apenas da China. Foi apresentado ao governador e legisladores as experiências em países mais avançados na questão. Os estudos comprovam que o efeito dos fogos em autistas, animais e outros afetados por sensibilidade aos ruídos, pode ser superado com uma legislação eficiente e bem conduzida, assim como iniciativas já iniciadas pela AME com a doação de abafadores auriculares para entidades representativas. Já foram entregues mais de 4.000 mil abafadores em três estados e é desejo da organização continuar ampliando essa campanha.

Zema adiantou aos empresários e representantes que reconhece a importância econômica do setor e os impactos dele na economia local, regional e nacional. O governador revelou que buscará, junto ao Governo de Minas, por meio da Secretária de Desenvolvimento Econômico – Sede, formas de contribuir com o trabalho fomentado pela AME.

O deputado federal Domingos Sávio ressaltou ao governador a importância do Governo de Minas ser um parceiro na construção de estratégias que viabilizem tanto a modernização do setor produtivo com segurança jurídica quanto a preservação do polo produtivo, com a economia da região. Ainda estiveram presentes no evento os deputados Fábio Avelar (AVANTE), Wendel Mesquita (SOLIDARIEDADE), Eduardo Azevedo (PL), Antônio Carlos Arantes (PL) e lideranças locais.

AME Pirotecnia

A Associação Máster dos Empresários em Pirotecnia, ou simplesmente AME Pirotecnia, foi criada com o objetivo de dar voz aos brasileiros e brasileiras envolvidos nessa atividade desde a fabricação dos fogos e de seus componentes, pesquisa, fiscalização, transporte, comercialização no atacado e no varejo e, de forma cada vez mais robusta, a exportação. Por meio de um trabalho sério e transparente, o objetivo é contribuir com o processo de regulamentação do tema em nível federal, o que trará mais segurança e confiança tanto para a população quanto para o setor.

Vênus – Assessoria, Comunicação e Marketing

Nenhum comentário:

Postar um comentário