https://securepubads.g.doubleclick.net/gampad/adx Jornal Fique Sabendo Bom Despacho : Bom Despacho registra queda de 50% no número de casos de dengue

terça-feira, 9 de abril de 2024

Bom Despacho registra queda de 50% no número de casos de dengue

Unidade de Atendimento 


Reduziu-se em mais de 50% os casos registrados de dengue no município. Houve uma queda considerável do número de atendimentos a pacientes suspeitos e confirmados para dengue.

Bom Despacho registrou o maior número de casos de Dengue no período de 25 de fevereiro a 02 de março, denominada semana epidemiológica 09, apresentando queda de casos notificados para dengue na semana 11 de 20% e de 51% na semana 14, que corresponde o período de 31/03 a 06/04.

Cenário Epidemiológico: A dengue possui padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco para epidemias, principalmente entre os meses de outubro a maio do ano seguinte. No Estado de Minas Gerais evidenciou-se, conforme epidemiologistas já previam, que no final de fevereiro e início de março ocorreria o pico dos casos e como também estimado, já observa-se uma tendência de queda.

Não diferente disso, Bom Despacho, registrou nas duas últimas semanas declínio representativo do número de casos notificados para dengue e consequentemente redução expressiva do número de atendimentos na Unidade de Referência de Dengue, Zika e Chikungunya, nas Unidades Básicas de Saúde e também no Pronto Atendimento da Santa Casa.

Assim, de forma muito pautada em dados e análises técnicas, a Secretaria de Saúde, a partir da próxima semana procederá com o fechamento da Unidade Referência de Dengue, Zika e Chikungunya. A unidade ficará em funcionamento até o dia 14 de abril, domingo.

A partir de 15 de abril, segunda-feira, os pacientes que estiverem com suspeita de Dengue, Zika ou Chikungunya deverão procurar a Unidade Básica de Referência e Pronto Atendimento após as 17h, nos finais de semana e feriados.

Ação contra a Dengue

Além das ações já desenvolvidas pelos agentes de combate às endemias ao longo do ano, algumas outras estratégias foram adotadas pelo município como: Ações de educação em saúde (palestras em associações de bairro, ações nas escolas, divulgação de medidas de prevenção e cuidados nas rádios e TVs, mutirão de limpeza em parceria com outros órgãos e secretarias; o Fumacê, o Motofog, resgate de casas fechadas aos sábados, capacitação e atualização dos profissionais de Saúde quanto ao manejo das arboviroses e a abertura da Unidade de Referência de Dengue, Zika e Chikungunya.


bomdespacho.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário