Nesta semana, a Prefeitura de Bom Despacho lançou uma campanha explicativa sobre a Doença de Chagas, que é contraída através de uma picada de Babilônia. Estima-se que no Brasil mais de 4 milhões de pessoas já tiveram a doença.
Em vídeo publicado nas redes sociais, a Doutora Ana Flávia Quirino, fala sobre as causas da doença e sobre os sintomas da doença. No maker, ela fala sobre de qual a possibilidade do paciente ter contraído Chagas, porém, o alerta sobre os seus riscos e como o mesmo ficou sem saber como contraiu a doença.
"A região centro-oeste é uma região endêmica para a Doença de Chagas. Atualmente há uma baixa densidade de barbeiros devido ações efetivas de controle químico no passado. 70% dos pacientes com Doença de Chagas crônica são assintomaticos, destes 20 a 30% podem ter cardiopatia, muitos podendo precisar de marca-passo ao longo da vida ou ter insuficiência cardíaca (coração grande). Quedas 10% manifestam a forma digestiva, com megacolon ou megaesofago ", destacou em nota a Prefeitura de Bom Despacho.
Conforme a nota da Prefeitura, se o paciente notar algum fator de risco de ter contraído a doença deverá fazer um exame de sangue. Os sintomas mais comuns são cansaço, palpitação, disritmia, dificuldade para engolir ou intestino preso.
"Diagnóstico precoce salva vidas", assim a Saúde espera que muitas pessoas podem se salvar desta doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário